fbpx

31 3059-1006

Estilo de vida e dor lombar

 “Diga-me com quem tu andas e te direi quem és” traduzindo para o “dorês” seria mais ou menos assim “Diga-me  como vive que te direi porque dói!”

A forma como vivemos tem um impacto profundo nas naquilo que sentimos e se tratando de dor não seria diferente. Nosso estilo de vida tem um impacto profundo na intensidade, frequência e duração dos episódios de dor lombar.

Então de certa forma temos responsabilidade e também um grande poder de resolução sobre a causa da dor lombar. Isso mesmo, você pode sozinho(a) tratar sua dor lombar!

O melhor de tudo é que na maioria das vezes você não vai precisar tomar remédios que podem te produzir efeitos colaterais negativos.

Porque mudar seu estilo de vida para sentir menos dor lombar

Mudar seu estilo de vida para sentir menos dor lombar só vai trazer efeitos colaterais positivos como mais energia, vitalidade e qualidade de vida. Sem querer ser repetitivo mas acredito que vou repetir algo que você já deve ter escutado muitas outras vezes, pois o que faz bem para a sua saúde faz bem para sua coluna. Algumas mudanças “simples” podem te ajudar. Usei aspas aqui pois nunca é simples mudar o estilo de vida. Mas vai por mim, é melhor e mais barato.

Cuide do seu sono

O sono na minha na minha opnião é o primeiro pilar de um estilo de vida saudável que devemos ter atenção. Noites bem dormidas vão ajudar sua coluna a se recuperar de todos os esforços que ela foi submetida durante o dia e ficando “novinha” para o dia seguinte.

Manter uma rotina com janela de oportunidade de sono de mais de 8 horas com horários regulares para deitar e acordar.

Evite estimulantes como álcool, cafeína  e luz do espectro azul (lâmpadas fluorescentes, telas de aparelhos como celular, TV e computador de 4-6 horas antes de dormir.

Se trabalhar muito descanse muito

Todo o trabalho que você deixou de fazer hoje vai continuar te esperando amanhã e se você o fizer  hoje amanhã com certeza terá mais. Brincadeiras à parte, a rotina de trabalho do brasileiro tende a ser extensa e quanto maior a jornada de trabalho maior o tempo necessário para se recuperar do trabalho.  Se sua jornada de trabalho é longa ou extenuante, separe uma parcela maior de tempo para se recuperar do esforço.

Na recuperação dessa jornada de trabalho recomendo que invista em sono, alimentação/ hidratação, atividade física e interações sociais.

Alimentação e hidratação para reduzir dor lombar

É muito comum observarmos alterações no metabolismo de pessoas com dor lombar. Em alguns casos essas alterações levam a mudanças no funcionamento e movimento dos músculos criando um cenário de maior gasto de energia e fadiga e dor ao fazer tarefas do dia a dia como limpar casa, caminhar e afins.

Para suprir esse gasto precisamos facilitar a chegada de combustível para esses músculos é uma forma de fazer isso é melhorando nossa hidratação e alimentação. Ingerir 35-50ml de água por kg de peso corporal e consumir mais alimentos antioxidantes como frutas, vegetais e folhas de cores fortes ajudam a reduzir essa fadiga.

Movimente-se mais para sentir menos dor

Podemos reduzir drasticamente a intensidade, frequência e duração dos episódios de dor lombar praticando atividade física. Não existe consenso sobre qual atividade é melhor. O importante é se movimentar!

Optar por atividades que exploram a diversidade de movimento pode ser uma boa opção. Estimular com regularidade (3-4x por semana) sua mobilidade, força e resistência cardiorrespiratória é a grande sacada.

Controle do estresse e na dor lombar

Tudo….. absolutamente tudo o que fazemos se em excesso pode produzir algum tipo de estresse físico ou psicológico. Identificar, monitorar e se possível controlar aquilo que nos estressa pode ajudar a reduzir os efeitos do estresse nos sintomas de dor na coluna. Acompanhamento psicológico, meditação, escrever em um diário, exercícios de gratidão ou qualquer outra coisa que funcione para te ajudar a reduzir seu estresse são bem vindos.

 

Na sequência dessa série vamos falar um pouco mais sobre sobre o estilo de vida e seu impacto na dor lombar. Se quiser saber um pouco mais sobre estilo de vida e cuidados com a sua saúde acesse nosso blog

× Agende pelo Whatsapp