Você sabe o que é terapia manual? Sabe do seu potencial para o alívio da dor, a mecânica, as funções articular e miofascial? Entende como ela pode acabar com aquela dorzinha chata que nunca te abandona? Neste artigo, explicamos um pouco sobre o vasto universo da terapia manual e como ela pode te ajudar, veja a seguir.
Dores articulares e musculares são sintomas comuns na maioria dos brasileiros. Seja na juventude, devido aos vícios posturais, ou na vida adulta, devido ao excesso de carga de trabalho, ou no final da vida. como consequência de muitos anos de esforço. Essas dores, quando ignoradas, podem gerar adaptações físicas que, a curto prazo, podem aliviar a dor, mas ao passar do tempo podem causar adaptações no padrão de movimento e aderências teciduais que dão origem a lesões mais graves.
Para reabilitar indivíduos com esse tipo de sintoma e prevenir o surgimento de complicações futuras, o fisioterapeuta possui diversos equipamentos e técnicas que são extremamente efetivos no tratamento conservador destas lesões. Dentre elas temos as terapias manuais ,como a Osteopatia, Quiropraxia, e outras menos conhecidas pelo público: Maitland Concept e Mulligan. Mesmo variando a forma de aplicação e o meio para chegar ao resultado final, todas as técnicas de terapia manual apresentam um objetivo comum que é o reestabelecimento da mecânica articular e/ ou miofascial , alivio da dor e melhora da função do indivíduo.
Estas técnicas atuam no restabelecimento da mecânica articular através de estímulos mecânicos que promovem o ganho de mobilidade do segmento de trabalho, inputs neurais que diminuem a sensibilidade do cérebro aos estímulos de dor e estímulos proprioceptivos que melhoram o sinergismo de movimento e função muscular na região trabalhada.
São indicadas para o alívio de dores agudas em que o movimento controlado é benéfico para redução da dor e edema, reduzindo a inflamação. Em lesões crônicas, que a falta de mobilidade articular, limita o movimento e função segmentar, gerando compensações e sobrecargas em outros seguimentos. São muito utilizadas para a reabilitação de disfunções da coluna, como lombalgias mecânicas, hérnias, além de lesões de ombro, cotovelo e mãos, osteoartrose, pós-operatório de joelhos, quadris e pés, contusões, distensões e melhora funcional para reeducação postural. Quando associadas a outras ferramentas do arsenal terapêutico, a terapia manual acelera a reabilitação, permitindo o início precoce do treinamento muscular e atividades funcionais.
Entre a classe de fisioterapeutas, a Terapia Manual já é muito conhecida e amplamente difundida. Porém, como a própria fisioterapia e seus benefícios, a Terapia Manual ainda é pouco conhecida pela população, principalmente, por aqueles que mais se beneficiariam de sua aplicação. Então, agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é, como funciona e para que serve a Terapia Manual, você não vai mais precisar perder o sono por causa daquela dorzinha persistente e com certeza não vai deixar que outros percam. Fale com seus amigos sobre os benefícios da Terapia Manual e vamos todos viver em um mundo com menos dor.