A incontinência urinária (IU) é definida pela Sociedade Internacional de Continência (SIC) como qualquer queixa de perda involuntária de urina. Sabe aquele escape de xixi que você nem percebe saindo? Como quando vem aquela vontade, tenta segurar a urina mas não consegue e molha a roupa? E por exemplo, quando está chegando em casa, próximo ao banheiro, e Ups, não deu pra esperar mais um pouquinho, pois é, é isso aí!

Ela é comum e pode acontecer tanto com homens ou mulheres em qualquer idade. Porém ocorre com maior frequência nas mulheres após a menopausa e tende a aumentar os sintomas com a idade.

A incontinência urinária pode afetar o fator psicológico, a autoimagem, a autoestima, e até mesmo a sua socialização. Sim, a perda de xixi interfere em todas essas esferas da sua vida, predispondo a alterações na rotina e levando a diminuição da sua qualidade de vida.

Porém noticias boas vem aí… Antigamente a incontinência urinária era uma alteração relacionada a idade, que poderia ser controlada, mas não tratada. Entretanto com os avanços de estudos na área da saúde e a descoberta de quais são as mudanças que levam a um quadro de incontinência, o tratamento chegou! Mas você sabe identificar se tem incontinência?

Os tipos de Incontinência Urinária

Incontinência Urinária por esforço é a perda de urina involuntariamente junto ou após situações como tossir, espirrar, dar uma gargalhada, realizar alguma atividade física, ou uma atividade comum do seu dia a dia, como por exemplo, subir e descer escadas ou carregar algum peso.

Incontinência urinária de Urgência é a perda de urina antecipada por uma vontade iminente de urinar. Pode ser acompanhada de um aumento da frequência da urina e necessidade de se levantar durante a noite para urinar.

Incontinência urinária mista é uma junção das duas queixas anteriores.

Incontinência urinária por transbordamento, é quando não há um esvaziamento completo da bexiga e a pessoa não tem a sensação da perda de xixi.

Mudanças parecem ser necessárias

A rotina da pessoa que sofre com as alterações e sintomas da incontinência é afetada. Essas pessoas passam a se preocupar com odor desagradável de urina, se tem banheiro próximo à sua localização e até evitam de sair de casa. Também lidam com o incômodo das roupas úmidas ou usam fraldas e protetores, com isso, gastam mais energia que o necessário para realizar suas atividades profissionais e sociais, se limitando até mesmo de dar belas gargalhadas com os amigos e a família.

Se você sofre com a incontinência urinária, saiba que ela pode comprometer também a vida sexual. Além da preocupação com o odor de urina, o escape de jatos ou gotas durante a relação é uma queixa presente, impedindo que seja um momento prazeroso para os dois.

 

Gostou do que acabou de ler? Então compartilhe esta informação para que mais pessoas possam aprender sobre a perda de xixi!

 

Quer saber mais sobre o tratamento da incontinência urinária? Clique aqui.

Dê uma olhada no instagram @sarakellen.fisio

Autora do Artigo para blog Valore

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×