O Método Pilates

O Pilates é uma modalidade de exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo para a sua

execução. Tem como objetivo a reeducação do movimento trazendo equilíbrio muscular e mental.

Pilates

O método permite abordar vários grupos musculares ao mesmo tempo. Prioriza, sempre, a qualidade dos movimentos ao invés da quantidade, enfatizando o fortalecimento e estabilização dos músculos centrais do corpo por meio de treinos de força e flexibilidade. Portanto, contribui para a melhora da postura, além de alongar e tonificar os músculos de forma acentuada.

 PRINCÍPIOS DO PILATES

USO DO CENTRO DE FORÇA

O centro de força é um conjunto de músculos que é responsável pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. Quando bem utilizado, estabiliza o tronco e proporciona um alinhamento biomecânico com menor gasto energético.

CONCENTRAÇÃO

Trabalha a importância da atenção e utilização de todas as partes do corpo para que o movimento seja realizado com a maior eficiência possível.

CONTROLE

Utilização de um melhor recrutamento dos músculos para garantir mais qualidade na execução do movimento

Pilates - Valore Fisioterapia

desejado. Desse modo, há um aprimoramento do controle muscular que estabelece um padrão suave e harmônico de movimento.

FLUIDEZ

Os movimentos contínuos dos exercícios permitem a utilização de apenas a energia necessária para o movimento, sem desperdício. Logo, o treino é equilibrado e funcional, além de proteger os tecidos de possíveis desgastes prematuros.

PRECISÃO

Refinamento do controle e equilíbrio dos músculos envolvidos no movimento, sem gasto desnecessário de energia a partir de contrações exageradas ou deficientes.

RESPIRAÇÃO

A respiração coordenada com o movimento utilizando a musculatura profunda do abdômen, do assoalho pélvico e os eretores profundos da coluna, promovem uma melhor estabilização da região lombo-pélvica durante o exercício.

BENEFÍCIOS DO PILATES

Pilates - Valore Fisioterapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×