Banner artigo “Exercícios Terapêuticos Fisioterapia ” no blog Valore Fisioterapia

A dor lombar é um sintoma comum entre a população mundial, acometendo 8 a cada 10 pessoas em algum momento de sua vida. Essas dores crônicas, que milhares de pessoas convivem diariamente, muitas vezes são provocadas por um trauma ou sobrecarga prévia que, se tratadas mal, levam a adaptações do sistema musculoesquelético ao padrão de dor gerado pelo trauma.

Tais adaptações podem ocasionar redução da estabilidade da região lombar por perda da função dos estabilizadores ativos (músculos) e, quando não revertidas, podem levar a degeneração das estruturas responsáveis pela estabilização passiva (ossos, tendões e ligamentos), resultando em artroses e/ou tendinoses.

Exercícios terapêuticos no tratamento da dor lombar

Os exercícios terapêuticos são um recurso utilizado por fisioterapeutas para reestabelecer a função dos músculos responsáveis pela estabilização lombar, prevenindo ou retardando a progressão dos processos inflamatórios que resultam na degeneração dos ossos, tendões e ligamentos da região. Para a devida prescrição de exercícios, o cliente deve passar por uma avaliação fisioterápica em que são identificadas quais estruturas apresentam alguma disfunção e quais intervenções serão necessárias para o reestabelecimento daquela função.

Rigidez, encurtamentos, fraqueza ou deficiência na contração são as principais causas de disfunções musculares que ocasionam dor lombar e, consequentemente, alterações nos padrões de movimento de todo o corpo, como adaptações às lesões para evitar o aumento da dor. Essas adaptações, a longo prazo, criam um sistema de retroalimentação entre os sintomas e o sistema musculoesquelético perante à dor lombar, o que ocasiona, consequentemente, um quadro de lombalgia crônica.

Exercícios devidamente prescritos com carga, sentido, velocidade e amplitude controladas são capazes de reorganizar o padrão de movimento do corpo, fortalecer músculos anteriormente fracos, alongar tecidos outrora encurtados ou rígidos e reduzir a dor quebrando seu ciclo e adaptações que antes se perpetuavam, reestabelecendo a função da coluna lombar.

Exercícios terapêuticos no tratamento da dor lombar

Esse recurso é um importante aliado na prática clínica, porque ajuda no condicionamento físico e adesão do cliente a novos hábitos e posturas que evitarão a reincidência de lesões na região lombar. Além disso, permite ao fisioterapeuta a prescrição de exercícios domiciliares que irão acelerar a recuperação do cliente, aumentando a eficácia do tratamento.

Exercícios terapêuticos no tratamento da dor lombar

Aliado a outras modalidades de tratamento fisioterápico, os exercícios terapêuticos são uma ótima opção de intervenção no tratamento de disfunções da coluna lombar.

Se quiser saber mais sobre dor lombar ou acerca da atuação da fisioterapia nas dores musculoesqueléticas, acesse o nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×