Fisioterapia no tratamento da dor de cabeça

Você tem dor de cabeça frequentemente? Conhece alguém que vive se queixando de dor de cabeça, enxaqueca  ou cefaleia tensional? Se você sofre desses males saiba que a Fisioterapia e este artigo podem te ajudar.

Todos nós já tivemos dor de cabeça em algum momento da vida e sabemos quanto ela pode incomodar. Muitas vezes somos resistentes a dor até que não aguentamos mais. Nesse ponto e tomamos aquele “remedinho” que faz ela passar, e pronto, tudo certo. Mas quando episódios de dor aumentam decidimos procurar soluções com o intuito de resolver esse problema. Penso que esse artigo possa te servir de norte para encontrar essas alternativas!

Sobre de dor de cabeça?

Cerca de 3% das pessoas do mundo sofrem de algum tipo de dor de cabeça, sendo sua maioria mulheres ¹. Batendo a marca de queixa  mais comum com 80% das causa de consultas médicas ². Esse volume provoca um impacto social e econômico gigante por atingir pessoas no auge da sua vida produtiva.

Os tipos de dor de cabeça

Segundo a Classificação internacional de  dores de cabeça, essa condição pode se divide em três categorias diferentes de acordo com a forma do seus sintomas. A enxaqueca crônica se define por crises de dor na cabeça de 15 dias por mês nos últimos três meses, a enxaqueca por crise de dor que dure mais de oito dias no último mês, a dor de cabeça tensional por crise de dor de cabeça associada a tensão dos músculos da cabeça e pescoço que duram mais de 15 dias no mês por pelo menos 3 meses seguidos³.

O que provoca a dor de cabeça

Os impulsos dolorosos que causam essa condição são provocados pelo aumento da  sensibilidade de um nervo do crânio chamado trigêmeo. Esse pequeno nervo fica mais sensível por excesso de estímulos de dentro e/ou fora do crânio. Ele pode ficar sensível  não só por causas químicas, como também  por mecânicas. Entender essas causas pode te ajudar a encontrar o melhor tratamento e também prevenir crises de cefaleia.

Fenômenos químicos que provocam dor de cabeça

Quando ficamos desidratados, gripados ou com qualquer outra doença, intoxicados por comer algo que não cai bem ou mesmo qualquer outra condição que mude de forma intensa a química do corpo pode provocar dor de cabeça. Saber o impacto do estilo de vida e condição de saúde é muito importantes aqui. Se a causa da enxaqueca for por devido a algum habito ou doença ela só vai passar após mudar esse habito ou curar a doença.

Fenômenos mecânicos que provocam dor de cabeça

Os músculos tensos, movimentos repetitivos e sustentados, quedas ou pancadas próximas a cabeça podem deixar o nervo mais sensível e vir a provocar dor. Aqui é preciso tratar os músculos, tendões e ligamentos prejudicados e interromper ou reduzir a sobrecarga mecânica.

O que fazer quando o remédio já não basta

Para a maioria das pessoas o grande problema da dor de cabeça começa quando as crises tornam-se frequentes. Nesse ponto o excesso de remédios começa a preocupar. É nesse momento seguimos em busca de novas soluções para a causa dessa grande aflição.

Poucas pessoas sabem mas a terapia manual, principalmente a Quiropraxia, é tão efetiva quanto os remédios para tratar dores de cabeça. Não apenas a dor de cabeça como também enxaquecas e cefaleias tensionais podem ser amenizadas ou mesmo eliminadas.

O grande segredo para o sucesso em tratar a dor de cabeça esta em encontrar a causa da dor e se puder corrigi-la. Nesse sentido tratamento fisioterapêutico é ótimo, sobretudo por corrigir a causa da dor para elimina-la completamente e não possui os efeitos colaterais comuns em remédios.

Home- consulta fisioterapêuticaO tratamento para dor de cabeça feito com Fisioterapia

Estudos dizem que após o tratamento fisioterápico é possível se alcançar mais de 50% de de melhora na frequência, duração e intensidade das crises de dor de cabeça[4,5,6]. O mais incrível é que os efeitos são mantidos por mais de 6 meses após o tratamento demonstrando efeito similar ao obtido por antidepressivos tricíclicos[5,6].

Já pensou que maravilhoso fazer um tratamento sem tomar um remédio e ficar todo esse tempo sem precisar de mais nenhum tratamento. O que mais me surpreende que tudo isso pode ser feito usando movimento, terapia manual e alguns recursos físicos.

Como o tratamento fisioterapêutico é capaz de ajudar nas dores de cabeça

Com a fisioterapia podemos corrigir o mal funcionamento dos músculos, tendões e ligamentos do corpo. Na maior parte dos casos essas alterações são encontradas somente no pescoço e crânio, porem existem casos mais complexos podem envolver o tórax e pélvis. Devido a essa complexidade de causas o fisioterapeuta precisa fazer uma avaliação ampla para encontrar a causa do problema. Com o intuito de encontrar a causa do sintoma é preciso uma entrevista que aborde o histórico de saúde, hábitos, condição social e estilo de vida junto ao exame físico afim de formar um diagnostico.

Depois que identificamos o que esta errado partimos para o tratamento. Se a causa da dor é o mal funcionamento de qualquer região do corpo nós utilizamos técnicas de terapia manual. exercícios terapêuticos e recursos físicos como aparelhos de corrente elétrica, terapia de fotobiomodulação e ultrassom terapêutico para restaurar a função do corpo.

Como saber qual o melhor tratamento fisioterápico para a do de cabeça?

Para saber qual o melhor tratamento fisioterapêutico para dor de cabeça é preciso agendar uma consulta fisioterapêutica. Somente após um exame clínico detalhado e, em alguns casos, outros exames especiais que o fisioterapeuta conseguirá identificar as possíveis origens dessa condição. Após identificar as causas ele(a) irá definir qual a melhor intervenção para te ajudar a viver sem dor.

Fique aqui com a gente

Fique atento que em breve falaremos mais sobre como a fisioterapia pode ajudar no combate a dor de cabeça.  Vamos falar também sobre como a atividade física pode ajudar no tratamento e prevenção das crises e isso você não pode perder. Acompanhe-nos  Instagram e veja dicas para auto tratamento da dor de cabeça em nossos Stories.