Você já ouviu falar sobre liberação miofascial instrumental? Esta técnica avançada utiliza ferramentas como ventosas, raspadores, ganchos, agulhas e dispositivos eletrônicos para aplicar estímulos mecânicos nos músculos, tendões e ligamentos. Em poucos minutos de leitura, você entenderá como essa técnica é utilizada na reabilitação ortopédica e esportiva.

Benefícios da Liberação Miofascial Instrumental

Você já ouviu falar sobre liberação miofascial instrumental? Esta técnica avançada utiliza ferramentas como ventosas, raspadores, ganchos, agulhas e dispositivos eletrônicos para aplicar estímulos mecânicos nos músculos, tendões e ligamentos. Em poucos minutos de leitura, você entenderá como essa técnica é utilizada na reabilitação ortopédica e esportiva.

Assim como a liberação miofascial manual que é um tratamento que usa técnicas de massagem profunda para estimular os músculos, a liberação miofascial instrumental oferece diversos benefícios importantes para atletas de alto rendimento e pessoas que estão em processo de reabilitação e precisam de estímulos em seus músculos para melhorar sua função.

As técnicas de liberação miofascial amplamente conhecidas por sua aplicação na reabilitação para preparação dos tecidos para a prática de exercícios, alívio momentâneo da dor e ganho de mobilidade. Também são muito bem utilizadas na recuperação após treinos intensos ou provas de competição por ajudar a reduzir a dor muscular tardia e sensação de rigidez pós esforço acelerando o retorno do atleta à rotina de treinamento. Abaixo deixo os principais benefícios da utilização da liberação miofascial instrumental para os grupos já mencionados:

Economia de tempo

A diversidade de equipamentos e técnicas permite maior aplicabilidade em menos tempo. Existem ferramentas como os raspadores miofasciais que podem gerar mais pressão sobre o tecido e cobrir áreas de tratamento maior otimizando o tratamento. 

Ergonomia

Muitas ferramentas são feitas  permitindo empunhaduras que facilitam o apoio e posicionamento do corpo. Outras que como as agulhas que permitem a colocação sem manutenção de posturas desconfortáveis ou mesmo mudanças de posição do paciente.

 Adaptação anatômica e precisão

Boa parte dos equipamentos de liberação miofascial possuem curvas adaptadas para encaixar melhor nas estruturas anatômicas do paciente trazendo mais conforto ao cliente e terapeuta por distribuir melhor as forças aplicadas.  O acesso a pontos em que as mãos não acessam de forma tão eficiente também são um atrativo as apostas dos ganhos miofasciais por exemplo podem oferecer acesso a interlinhas articulares e as agulhas podem acessar fibras profundas dos músculos que muitas vezes seriam mais difíceis com as mãos.

Aumento da Circulação Sanguínea

 Assim como a liberação miofascial manual o uso de instrumentos e a massagem profunda aplicada melhoram momentaneamente a troca de nutrientes e a remoção de toxinas, acelerando a recuperação tecidual.

Melhoria na Flexibilidade

 O efeito momentâneo sobre os tecidos musculares e fasciais ajudam a melhorar temporariamente sua flexibilidade e mobilidade permitindo a execução de movimentos de grande amplitude com maior conforto.

Recuperação de Lesões

A realização das sessões de liberação miofascial com a frequência adequada podem ajudar a reabilitar estruturas lesionadas como tendinopatias, promovendo alinhamento das fibras de colágeno e maior fornecimento de nutrientes. Quando usada na preparação pré exercícios pode ajudar no aumento da tolerância aos esforços favorecendo ao ganho funcional

Alívio de Dores

 Os estímulos mecânicos da massagem profunda realizada com a liberação miofascial instrumental estimulam os receptores mecânicos dos músculos e aumentam a circulação. Dessa forma ajudam a reduzir dores articulares e musculares, além de diminuir a sensibilidade à dor.

Ferramentas Utilizadas na Liberação Miofascial

Na Valore, utilizamos uma variedade de instrumentos como massageadores percussivos, raspadores, ganchos e ventosas, selecionando conforme a necessidade de cada cliente para uma aplicação personalizada e eficaz durante as sessões de liberação miofascial.

Massageadores Percussivos

Dispositivos eletrônicos que aplicam vibrações para melhorar a mobilidade tecidual e promover bem-estar são ótimos para iniciar o tratamento reduzindo a sensibilidade dos tecidos preparando o terreno para técnicas mais profundas.

Raspadores e Ganchos

Ferramentas que aplicam compressão e raspagem nas regiões tratadas, melhorando a circulação e alinhamento das estruturas. São ótimos para estimular grupos musculares grandes e também as fibras mais profundas dos músculos  que muitas vezes são difíceis de alcançar manualmente

Ventosas

Copos de vidro, PVC ou bambu que geram sucção para aumentar a circulação sanguínea e mobilidade dos tecidos, reconhecidas pelas marcas temporárias na pele. Muitas vezes usadas para estimular o relaxamento naqueles pacientes que apreciam o efeito da técnicas e as famosas marquinhas rochas resultantes da aplicação

Agulhamento a seco

Por meio do uso de agulhas de acupuntura estimula-se músculos, tendões e ligamentos para aumentar a função do metabolismo local e função. Técnica muito utilizada em pontos de tensão miofascial ou tendinopatia para ajudar na redução da dor e funcionamento do metabolismo na região.

 Conclusão

Se você se interessou pela liberação miofascial instrumental, explore nosso blog para mais informações detalhadas sobre essa técnica e outros temas relacionados à saúde. Tem dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo e teremos prazer em responder.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quer agendar seu atendimento?

Agende agora seu atendimento com um de nossos especialistas!

Veja o que mais artigos aqui

Quiropraxia: É Segura ou Perigosa? Mitos e Verdades

Muitas pessoas se questionam sobre a segurança da quiropraxia, uma prática focada no alinhamento da coluna e no tratamento de problemas musculoesqueléticos. Vamos explorar se a quiropraxia é realmente segura ou se apresenta riscos significativos.

Leia mais »

Como aliviar dores nas costas: Dicas simples para melhorar sua qualidade de vida

As dores nas costas podem ser um verdadeiro incômodo, afetando não apenas nossa mobilidade, mas também nossa disposição diária. Se você enfrenta esse problema, não está sozinho. Muitas pessoas lidam com dores nas costas em algum momento da vida, seja devido a má postura, sedentarismo, estresse ou esforço físico excessivo. Felizmente, existem maneiras simples de aliviar essas dores e melhorar sua qualidade de vida.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×