Você conhece complexo de subluxação vertebral e o potencial da Quiropraxia no seu tratamento? Sabe como ele afeta a sua saúde?

Leia este artigo para entender como seu corpo pode ser influenciado pelo mal funcionamento do seu sistema nervoso e como ser mais saudável cuidando da sua coluna!!

O que é o complexo de Subluxação vertebral?

O complexo de subluxação vertebral é um conjunto de mudanças funcionais, estruturais ou patológicas associadas ao mal funcionamento do sistema nervoso. Trata-se de uma forma metodológica utilizada pela Quiropraxia para apresentar de forma didática as principais alterações manifestadas por uma unidade funcional da coluna ( 2 vértebras, disco vertebral e nervos) quando ela apresenta uma alteração em seu funcionamento também chamada de disfunção.

Quando em mal funcionamento, a integridade da comunicação entre os nervos e cérebro pode aumentar ou reduzir a sua capacidade de reação provocando sintomas como reduções de mobilidade e tensão em músculos, dores, fadiga física e muito mais. Abaixo explicarei as principais alterações que podem acontecer como consequência de uma subluxação.

Subluxação é o termo usado para definir um conjunto ou unica vertebra que uma ou varias  das alteração funcionais desse complexo de subluxação vertebral

Alterações de movimento e postura

Além da dor, uma das alterações funcionais que mais leva o paciente ao consultório em busca tratamento com Quiropraxia é a percepção de mudanças no padrão de movimento ou postura do corpo. Eles relatam sentir que o corpo está alinhado, porém ao visualizar a postura ou movimentar percebem uma diferença de alinhamento.

 Essa percepção se dá devido às divergências nas informações enviadas e pelos músculos e ligamentos do corpo que funcionam como sensores avisando o cérebro sobre seu funcionamento. 

Quando descalibrados, esses sensores confundem o cérebro, o levando a enviar comandos confusos aos músculos do corpo.Nessa confusão os músculos podem ter dificuldade para produzir força, relaxar provocando desvios em seus padrões naturais de movimento.

Esse tipo de alteração aumenta as sobrecargas mecânicas e gastos energéticos durante o movimento, sendo potencialmente lesivos para o corpo.

Condições posturais e gestuais como escolioses, “pernas tortas”, desnivelamento dos ombros, torções na cintura e quadril, perna curta e muitas outras podem estar associadas ao complexo de subluxação vertebral. O tratamento com Quiropraxia pode ajudar a amenizar o impacto dessas condições sobre a saúde melhorando a qualidade de vida do paciente.

Alterações metabólicas

Uma outra alteração que poucas vezes é notada pelo paciente mas que esta sempre presente nas alterações funcionais da coluna é a alteração do metabolismo local. A alteração da função do nervo da unidade funcional da coluna pode mudar o metabolismo na região aumentando o gasto energético e potencial para inflamações.

Atividades consideradas simples e leves para pessoas saudáveis podem ser danosas em casos de mal funcionamento deste complexo. Mudanças de temperatura, cor e inchaços em músculos e órgãos são provocadas pelo sistema nervoso, agravando lesões e retardando recuperação física.

Queixas de fadiga aos pequenos esforços, queimação, dolorimento, inchaços e dor sem trauma aparente podem estar associadas a essa condição do complexo de subluxação vertebral

Alterações patológicas nos músculos

A saúde dos nossos músculos também é prejudicada pelas mudanças do complexo de subluxação vertebral, temos mudanças metabólicas locais e condução dos impulsos nervosos reduzindo ao aumentando a função do músculo para além do necessário. 

Essa é a principal motivação de muitas pessoas que procuram por tratamento. Sabe aquela travada na coluna lombar ou torcicolo no pescoço? Os pontos de tensão que nos incomodam tanto. Aquela tensão chata no pescoço que te deixa com fadiga e dor? Pois é, eles são respostas de proteção do seu corpo a sobrecargas provocadas no sistema nervoso. Muitos espasmos, contraturas, fadiga e/ou atrofia muscular e mesmo dores estão relacionados a essa condição.

Alterações neurais

As mudanças na capacidade dos nervos de enviarem informações para o cérebro, sejam elas aumentando ou diminuindo a velocidade e quantidade de informações enviadas, prejudicam a comunicação entre cérebro e órgãos e músculos prejudicando sua função e aumentando as chances do surgimento de sintomas como dor.

Essas alterações de intensidade podem transformar uma leve dor de barriga em uma diarreia e uma pequena tensão no pescoço em enxaqueca ou mesmo um torcicolo.

Deformações

Mudanças anatômicas nas estruturas articulares como a formação de osteófitos (o famoso bico de papagaio), hérnias de disco, redução ou aumento de curvaturas da coluna também podem surgir. Elas são tentativas do corpo de se adaptar às alterações funcionais em seus sistemas que em grande parte são provocadas por muitos anos de deficiência do sistema nervoso. Ao longo do tempo as alterações metabólicas aceleram a degeneração dessas estruturas favorecendo o  surgimento de artroses e doenças discais.

Exemplos de doenças da da coluna são a hérnia de disco e a espondilose que vez ou outra podemos observar ao fazer um RX da coluna.

Como o complexo de subluxação vertebral pode te afetar

As alterações já mencionadas impactam negativamente a sua saúde. Elas aumentam os seus gastos com tratamentos, tempo de afastamento do trabalho, condição psicológica e muito mais.

A longo prazo temos um grande prejuízo na qualidade de vida de indivíduos que apresentam essas condições. Relacionamentos, carreiras e sociedades são impactadas pelos prejuízos à saúde que as alterações do complexo de subluxação vertebral provocam. O tratamento com a quiropraxia com atendimentos periódicos pode ser um forte aliado na prevenção e manutenção de condições mecânicas e funcionais da coluna associadas a esse complexo de subluxação vertebral.

Como tratar o complexo de subluxação vertebral

As subluxações são corrigidas por meio de terapias manipulativas, dentre elas a quiropraxia é uma das mais indicadas. Ela utiliza técnicas manuais e/ou instrumentais para ajustar as vértebras da coluna em disfunção estimulando o sistema nervoso por meio dos sensores presentes dentro dos ligamentos e músculos, calibrando a comunicação deste sistema e favorecendo o bom funcionamento do sistema nervoso.

Como prevenir subluxações e os efeitos do complexo de subluxação vertebral

As subluxações vertebrais são consequências de sobrecargas que nosso corpo sofre diariamente. Uma queda, desidratação, estresse ou mesmo atividades físicas extenuantes podem provocar subluxações.

A melhor forma de prevenir é criar hábitos de vida saudáveis e assim aumentar a resistência física para lidar com essas sobrecargas. Fazer acompanhamento regular com um fisioterapeuta quiropraxista também pode te ajudar na prevenção dessas condições. Continue cuidadando da sua saúde e converse com seu fisioterapeuta sobre como a Quiropraxia pode agregar mais valor a sua jornada para ter mais saúde!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Precisa de tratamento

Agende agora seu atendimento com um de nossos especialistas!

Veja o que mais artigos aqui

Quiropraxia: É Segura ou Perigosa? Mitos e Verdades

Muitas pessoas se questionam sobre a segurança da quiropraxia, uma prática focada no alinhamento da coluna e no tratamento de problemas musculoesqueléticos. Vamos explorar se a quiropraxia é realmente segura ou se apresenta riscos significativos.

Leia mais »

Como aliviar dores nas costas: Dicas simples para melhorar sua qualidade de vida

As dores nas costas podem ser um verdadeiro incômodo, afetando não apenas nossa mobilidade, mas também nossa disposição diária. Se você enfrenta esse problema, não está sozinho. Muitas pessoas lidam com dores nas costas em algum momento da vida, seja devido a má postura, sedentarismo, estresse ou esforço físico excessivo. Felizmente, existem maneiras simples de aliviar essas dores e melhorar sua qualidade de vida.

Leia mais »
×