Dor de cabeça e treinamento funcional

Olá, estamos mais uma vez aqui para falar de um assunto muito importante para todos nós: a dor de cabeça e o treinamento funcional. Você consegue definir o que seria dor? Pense um pouco sobre o que seria dor no seu ponto de vista e como o treinamento funcional poderia lhe ajudar a solucionar a dor de cabeça.

Artigo sobre os benefícios do treinamento funcional no tratamento da dor de cabeça

Os principais tipos de cor de cabeça. Qual é a sua?

A dor de cabeça é ocasionada por vários motivos, pode ser por sinusite , que tem características de dor na região do olhos,testa e bochechas superiores, e é incapacitante pois pode ser acompanhada de febre, coriza e até mau hálito. O tratamento da sinusite consiste em uso de medicamentos específicos e mudança dos hábitos de vida a fim de reduzir o nível de estresse, que quando está em grandes níveis colabora para a redução da imunidade, facilitando as crises de sinusite e outras doenças.

imagem do artigo sobre dor de cabeça da Valore Fisioterapia

A dor de cabeça também pode ser causada por enxaqueca,que é causada por respostas a estímulos nocivos de nosso corpo, como o aumento ou diminuição de serotonina (agente transmissor de informações do músculo para o sistema nervoso central, regula o sono, humor, apetite entre outros), e tem como sintomas dor de cabeça, aversão a cheiros, vômitos entre outros sintomas. Seu tratamento é basicamente medicamentoso, associado a terapia manual e acompanhamento psicológico, além de mudança do estilo de vida (novamente prática de atividades físicas como o treinamento funcional, que ajuda a reduzir as taxas de estresse e serotonina).
Agora falando de algo mais comum, a cefaleia tensional ou dor de cabeça tensional é ocasionada por disfunções na coluna cervical (pescoço) e desequilíbrios na musculatura que atua na região do pescoço e cintura escapular. Nas disfunções cervicais, a dor é geralmente o sintoma mais percebido, estando relacionada aos esforços repetitivos e à manutenção de posturas inadequadas durante a atividade ocupacional, que acarretam microtraumatismos às vértebras cervicais ( vértebras: são esses ossinhos que você sente sempre que passa a mão no pescoço quando sente dor de cabeça) e aos músculos e tendões próximos a cervical.

Outros sinais presentes na dor de cabeça é a rigidez, aquela sensação de que o pescoço ou a cabeça está rígido, ou até mesmo duro, o encurtamento muscular também é comum, é essa sensação que você sente nos ombros, como se ele estivesse preso ao pescoço por exemplo. Sentir sensação de febre ou inflamação na região do pescoço, testa e cabeça também é um sinal de dor de cabeça tensional.

imagem do artigo sobre dor de cabeça da Valore Fisioterapia

Sinal vermelho para dor de cabeça…

A dor de cabeça causada por disfunções na cervical é mais comum do que você imagina, e vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Estima-se que aproximadamente 50% dos indivíduos adultos experimentarão dor cervical em algum momento da vida , sendo que 75% destes terão recorrência da dor nos cinco anos seguintes. Essa disfunção é considerada um dos maiores problemas músculo-esqueléticos, com enorme impacto sobre a saúde e qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade como um todo.
A postura anteriorizada da cabeça pode ser considerada a alteração mais frequente associada à queixa de dor de cabeça devido à sobrecarga dos músculos cervicais posteriores na tentativa de manter o equilíbrio da cabeça sobre a coluna. Segundo Soares (2012) a anteriorização da cabeça aumenta com o avançar da idade em indivíduos assintomáticos, e pode estar relacionada às mudanças que acontecem com o envelhecimento.
Você já deve ter reparado na sua avó, ou naquele seu tio mais velhos que eles tendem a ser um pouco “corcundas” e que a cabeça na maioria das vezes está anteriorizada, isso é apenas uma consequência do envelhecimento e tem muito a ver com a postura e com a forma com que eles realizam os movimentos. Uma das formas de evitar essa postura ‘corcunda” ou de “cabeça para frente” é a reeducação do movimento.
A reeducação é uma das formas mais eficazes para correção postural, sabe por que? Quando você realiza o movimento da maneira mais correta possível , você usa os músculos envolvidos naquele movimento da maior e melhor forma, corrigindo possíveis adaptações de seu corpo colaborando para um boa manutenção de sua postura e força corporal. Um dos principais fundamentos de nosso treinamento funcional é a reeducação do movimento.

Imagem artigo sobre treinamento funcional o tratamento das dores de cabeça

Onde o treinamento funcional entra nisso…

O treinamento funcional atua não somente no tratamento da dor tensional,da dor de cabeça por sinusite e por enxaqueca, mas também na prevenção. Como isso é possível? Você já parou para pensar como você posiciona a sua cabeça na maiora do dia ? Pois é, muitos de nós não conseguimos perceber como o nosso corpo se comporta a menos que outra pessoa nos conte. Ou já parou para perceber o quanto você anda estressado e o quanto isso tem afetado as suas crises de sinusite e enxaqueca?
Ai entra as aulas do treinamento funcional, a postura e o posicionamento de sua cabeça fazem toda a diferença quando relacionados a dor de cabeça! Durante a aula de treinamento funcional iremos lhe ensinar a perceber e a como posicionar da melhor forma possível sua cabeça, pescoço e corpo como um todo.
Então quer dizer que a chave para a cura da minha dor de cabeça é a postura? Digamos que a maior parte, mas para que a postura melhore é necessário a realização de exercícios de fortalecimento, mobilidade, alongamentos, auto-liberação de tensão e propriocepção corporal (Noção do seu corpo no espaço).Isso tudo? sim! Isso tudo está englobado em nossas aulas do treinamento funcional. Fantástico! Agora você sabe a importância do treinamento funcional para a solução de suas dores de cabeça.

Imagem artigo sobre dor de cabeça Valore Fisioterapia

A solução de suas dores…

Então quer dizer que mesmo se eu estiver com dor de cabeça eu posso ir para a aula de treinamento funcional? Sim! O treinamento funcional é um grande aliado a quem quer se livrar de de vez da dor de cabeça, e sabe por que? O treinamento funcional proporciona redução da dor de cabeça através do ganho de movimento, do aumento da circulação sanguínea,da força e equilíbrio da musculatura cervical, reduzindo o tão temido desequilíbrio muscular e a má postura que tanto colaboram para a tensão e rigidez cervical, e que juntos ocasiona a dor de cabeça tensional.

O que o treinamento funcional causa em seu corpo

Imagem artigo sobre treinamento funcional o tratamento das dores de cabeça

Lembra que lá no início do texto eu disse que para tratar tanto a sinusite, quanto a enxaqueca precisamos mudar de vida e praticar atividade física? Então, do ponto de vista muscular e em relação ao movimento você já conhece os benefícios do treinamento funcional. Agora vamos conversar sobre como o treinamento funcional pode reduzir o seu estresse e colaborar para a redução de suas dores de cabeça.Quer saber um pouco mais sobre como o estresse pode afetar a sua vida? Clique no Link
O treinamento funcional é uma atividade física provoca mudanças metabólicas e funcionais em seu corpo. Isso quer dizer que durante as aulas hormônios como a endorfina (analgésico natural de nosso corpo), a adrenalina e noradrenalina que são liberados, colaborando para a redução da dor de cabeça.

Autora:

Paloma Ferreira de Araujo

Fisioterapeuta

Referências

JULIANA CORRÊA SOARES.Correlação entre postura da cabeça, intensidade da dor e índice de incapacidade cervical em mulheres com queixa de dor cervical.Fisioterapia e Pesquisa. 2012;19(1):68-72

LEONARDO JUNIO GOLDNER. Educação Física E Saúde: Benefício Da Atividade Física Para A Qualidade De Vida. VITÓRIA, MAIO 2013

MIRANDA, DANTAS E KRYMCHANTOWSKI. Fabrício , Bernardo Abouch V. PREVALÊNCIA E CARACTERÍSTICAS DA CEFALÉIA EM UMA POPULAÇÃO DE PRATICANTES REGULARES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS.Arq Neuropsiquiatria 2006;64(3-B)

PAHIM; MENEZES; LIMA.Luciane Scherer, Ana M B, Rosângela. Prevalência e fatores associados à enxaqueca na população adulta de Pelotas, RS.Revista de Saúde Pública 2006;40(4):692-8

QUIRINO CORDEIRO .Lombalgia e cefaléia como aspectos importantes da dor crônica na atenção primária à saúde em uma comunidade da região amazônica brasileira.ACTA DE FISIATRIA, 2008; 15(2): 101 – 105

RAYSLANE CARDOSO DE SOUSA, FT.*,Efeitos da liberação miofascial na qualidade e
frequência da dor em mulheres com cefaleia do tipo tensional induzida por pontos-gatilho.Fisioterapia Brasil – Ano 2015 – Volume 16 – Número 3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×