Você sabe porque a atividade física é tão importante durante e após o tratamento fisioterapêutico? Olá me chamo Mateus e sou fisioterapeuta na Valore. Me acompanhe nesse texto que  vou explicar porque a prática de atividade física deve ser feita durante e após o fim do seu tratamento.

Sumário

O que faz o reabilitação fisioterápica e qual sua relação com a atividade física

De modo geral o processo de reabilitação fisioterápica busca corrigir alterações de movimento que prejudicam o funcionamento do seu corpo. Elas podem estar associadas a patologias (doenças) como por exemplo tendiniteslombalgias entorses e distensões.

 Como também não ter relação com uma lesão ou doença mas sim ser provocada por sobrecargas devido ao mal funcionamento que levam ao cansaço, seguido de fadiga e em fim dor.

movimento ou mesmo prejudicando alguma função do corpo como andar, sentar ou levantar.
Durante o tratamento estimula-se o paciente para que ele corrija ou adquira novos padrões de movimento, ganhe resistência física ou força para lidar com a demanda de suas atividades com o mínimos de sintoma.
Uma vez adquirido esse padrão precisa ser repetido até que os músculos, tendões, ligamentos e articulações se adaptem aos estímulos oferecidos no tratamento. A partir daí encaminha-se o paciente para a prática de atividade física para manutenção dos ganhos obtidos na reabilitação fisioterápica.

A atividade física como prevenção e tratamento de doenças e lesões

Estudos demonstram que diversas modalidades de atividade física possuem efeito semelhante na manutenção da saúde prevenção e tratamento de diversos tipos de patologias e lesões.
Dito isso é importante saber direcionar o paciente para a atividade que atenda a demanda motora desse paciente para reduzir as recidivas dos sintomas e lesões.
Como fisioterapeutas ajudamos nossos clientes a encontrar a modalidade que melhor atenda sua demanda, para facilitar a sua adesão à atividade.
Permanecer em movimento é mais importante que a modalidade de atividade em si, qualquer atividade que respeite a individualidade do praticante quando devidamente prescrita e orientada é bem vinda na reabilitação e manutenção da saúde.

Que atividade devo fazer após encerrar o tratamento fisioterapêutico?

Essa pergunta é sem duvida uma das perguntas que mais ouvimos em nossa prática e sempre a respondemos com outra “O que você quer fazer?”. O desejo e de praticar a atividade e afinidade com a mesma é sem duvida um dos fatores determinantes para a adesão e por isso sempre consideramos o desejo do paciente na hora de fazer as indicações.

Dentre as atividades que mais recomendamos estão o Pilatestreinamento funcional e musculação. Porem existem casos em que a Ioga, calistenia, dança e até mesmo o pole dance podem ser indicados para continuidade do tratamento.

O que é importante considerar ao escolher uma atividade física

Independente da atividade que você escolha é sempre importar levar em consideração a diversidade de movimento, com volume, intensidade e frequência adequados a suas condição física. Esses itens são a chave para prevenção e tratamento de lesões músculo esqueléticas.
Sabendo destas recomendações você pode se beneficiar de qualquer atividade que desejar e ainda manter os resultados alcançados no seu tratamento.

Espero que as informações deste vídeo possa te ajudar a ter mais saúde e uma vida com mais movimento. Em breve trarei mais informações sobre saúde e fisioterapia para você.

Acompanhe o nosso blog para mais informações e os stories para dicas de saúde no @valorefisioterapia

Facebook
Twitter
LinkedIn

Precisa de tratamento fisioterapêutico

Agende agora seu atendimento com um de nossos especialistas!

Veja o que mais artigos aqui

Quiropraxia: É Segura ou Perigosa? Mitos e Verdades

Muitas pessoas se questionam sobre a segurança da quiropraxia, uma prática focada no alinhamento da coluna e no tratamento de problemas musculoesqueléticos. Vamos explorar se a quiropraxia é realmente segura ou se apresenta riscos significativos.

Leia mais »

Como aliviar dores nas costas: Dicas simples para melhorar sua qualidade de vida

As dores nas costas podem ser um verdadeiro incômodo, afetando não apenas nossa mobilidade, mas também nossa disposição diária. Se você enfrenta esse problema, não está sozinho. Muitas pessoas lidam com dores nas costas em algum momento da vida, seja devido a má postura, sedentarismo, estresse ou esforço físico excessivo. Felizmente, existem maneiras simples de aliviar essas dores e melhorar sua qualidade de vida.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×