Aquela dor no pescoço que te pega depois de um dia tenso no trabalho ou após passar o fim de semana no sofá é bem chata não é mesmo? Pior ainda quando ficamos dias com ela e percebemos que o pescoço está ficando cada vez mais duro. Se você está cansado dessa sensação leia este artigo até o final e acabe de vez com essas dores.

Este artigo é apenas o primeiro de uma série de artigos sobre o tema então prepare-se para saber tudo de mais importante na prevenção e tratamento de dores cervicais.

O que você não sabia sobre dor no pescoço

Tenho certeza que você assim como eu você odeia sentir dor, e se alguma vez já sentiu dores no pescoço deve se recordar do quanto são desconfortáveis elas são. Pois bem, fique sabendo que assim como nós 70% da população mundial já teve pelo menos um episódio de dor pescoço em algum momento da vida.

Dentro desta população que já experimentou dor cervical pelo menos uma vez na vida  pelo menos 10% deles possuem alguma problema que demanda tratamento especializado e destes 54% tiveram episódios de dor nos seis meses anteriores à entrevista.

Bem interessante não é mesmo? De todas as pessoas que tiveram dor no pescoço em algum momento da vida somente uma pequena parcela (10%) realmente tinham algum problema no pescoço. Se esse fato te instigou fique preste bastante atenção neste texto pois as próximas linhas deste texto podem mudar sua vida.

O que pode causar dor no pescoço?

Para entender como acabar com as dores no pescoço antes de mais nada precisamos identificar o que causa essa dor, e assim além de tratar a dor e demais sintomas também possamos eliminar ou reduzir os fatores que causam estes desconfortos.

Devido a complexidade de nosso corpo muitas vezes sentimos dores em um lugar e logo acreditamos que a causa daquela dor também está ali, mas quando se falar de dores musculoesqueléticas, principalmente aquelas antigas que vão e volta no dia a dia, o lugar que dói nem sempre é o causador da dor mas simplesmente vítima. Vamos falar bastante sobre isso na sequência de artigos que estão por vir.

Sinto dor no pescoço quando fico parado

Aposto que já se perguntou do porque seu pescoço doer ao passar muito tempo em frente ao computador, lendo ou até mesmo vendo TV, depois de alguns minutos na mesma posição e um pouco de dor você já começa a procurar uma nova posição ou até mesmo a se mexer procurando uma forma de fazer a dor passar não é mesmo? Pois bem, agora vou falar um pouco sobre essa dor e  como evitar-la.

Nosso corpo para sustentar uma posição sem nenhum tipo de apoio para sustentação precisa utilizar seus músculos e estruturas de suporte denominadas fáscias ( tecidos de característica elástica que revestem todos os órgãos do nosso corpo inclusive os músculos).

Para que seus músculos mantenham seu pescoço em uma determinada posição uma grande quantidade de energia é gasta de maneira que torna-se inviável sustentar por longos períodos os pesos sobre seu pescoço por muito tempo.

As fáscias também ajudam os seus  músculos a cumprir a difícil tarefa de sustentar sua cabeça enquanto você assiste Netflix e navega do Feed do  Instagram. Esse tecido oferece por meio de suas propriedades elásticas um suporte mecânico aos músculos aumentando sua eficiência.

Beleza já falamos como nossa cabeça é mantida presa ao nosso corpo mas porque o pescoço só dói depois de um tempo na mesma posição? Bem como já disse os músculos gastam energia para manter nosso pescoço, e como qualquer exercício que fazemos e com o passar do tempo nos cansamos.

Com o pescoço também não é diferente e a medida que ele cansa sua capacidade de sustentar o peso diminui e a carga sobre a fáscia aumenta. Esse aumento de peso somado ao tempo exigem muito das propriedades elásticas da fáscia chegando ao ponto de estira-lá. ( vale a pena abrir um parêntese aqui para falar esse mecanismo mencionado acontece a nível microscópico e o tempo todo, inclusive agora enquanto lê este artigo).

Agora vem uma informação importante para você leitor, da próxima vez que você ficar muito tempo parado e seu corpo começar a doer. Quando por alguma rasão estrutura do seu corpo é agredida seja por uma pancada, excesso de esforço, mudança de temperatura e muitos outros estímulos seu corpo para se defender e evitar que se machuque te faz sentir dor para te avisar que algo está errado e que se não for corrido algum mal pode acontecer.

Entendeu como funciona? Se ficou com alguma dúvida ou algo não ficou claro escreva sua duvida nos comentários do artigo que vamos conversando a respeito.

Como reduzir as dores que sinto no pescoço quando passo muito tempo parado?

Bom, se vou leu o texto todo e chegou até aqui já entendeu que ficar muito tempo na mesma posição usando os músculos do seu pescoço para isso pode de causar dor. Então a solução para evitar este tipo de dor é não deixar que eles trabalhem por tempo demais sem descanso.

Movimente-se

Para isso a melhor dica é mais efetiva é evitar ficar tempo demais na mesma posição, seu corpo foi programado geneticamente para se movimentar e ir contra sua natureza é praticamente impossível.

Mantenha os olhos alinhados com o horizonte

Quando for necessário manter-se numa determinada postura por muito tempo mantenha um alinhamento da cabeça que exija menos energia para sustentá-la, posições que mantém os olhos alinhados com a linha do horizonte são as mais indicadas.

Colocar o monitor do computador, livros e até mesmo o telefone na altura da linha do horizonte ao utilizá-los vai reduzir muito sua dor de cabeça.

Apoie seu corpo

Use suportes para o pescoço e braços ao deitar para assistir suas séries e ou até mesmo dormir. Usar travesseiros e almofadas devidamente posicionados para apoiar a cabeça,pescoço e braços ajudam na recuperação dos músculos do pescoço além de diminuir seu tempo de trabalho sustentado seu corpo enquanto relaxa assistindo seu programa favorito.

Cuide do seu corpo

Mantenha seu corpo hidratado. Coma e durma  bem, já falamos em outros artigos sobre como esses fatores são importantes em seu desempenho físico e  podem aumentar as dores musculares. Se não leu ainda clique aqui.

Exercite-se

A última dica deste artigo mas não menos importante é pratique atividade física. Apesar de repetirmos bastante essa dica e todos temos consciência somente quem sente ou sentiu dor sabe realmente o poder transformador da atividade física.

Se você gostou de artigo conte para sua mãe, pai e amigos sobre tudo que aprendeu e se quiser saber mais não se preocupe pois este é apenas o primeiro artigo de uma série sobre a dor cervical, consequências e tratamento.

Curta e compartilhe nossas publicações nas redes sociais e se quiser compartilhe conosco sua experiência com as dores no pescoço e sobre como nosso trabalho tem te ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×